COMUNICADO 079 – 30 05 2016 NOTA DE ESCLARECIME
24/03/2017
COMUNICADO 079 – 30 05 2016
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE REPORTAGEM DO JORNAL TRIBUNA, DE CURITIBA
Prezados Empresários Lotéricos do Rio de Janeiro,
O SINCOERJ vem explicar a seus Filiados, a respeito da reportagem sobre a empresa TRACZ DESIGN, que atua no ramo de blindagem e padronização nas casas lotéricas, e que foi veiculada no JORNAL TRIBUNA DE CURITIBA em 23/05/2016.
Esclarecemos que TRACZ DESIGN é o nome fantasia de FELIPE CORDEIRO TRACZ – MÓVEIS, razão social da empresa objeto da reportagem e como a trataremos ao longo desta nota.
Iniciamos relatando que o Rio de Janeiro no ano de 2011 encontrava-se com grande índice de sinistralidade, o que preocupava muito o Sindicato.
Fomos convidados, juntamente com todos os Sindicatos do País, a FEBRALOT e a CAIXA, para um Encontro Nacional de Sindicatos, realizado em 21/07/2011, encontro este patrocinado pelas empresas TRACZ DESIGN e CORBON BLINDAGEM.
Neste encontro também participaram o Secretário de Segurança de São José dos Pinhais, Agentes da Policia Civil local e outros.
Após a Palestra, realizada em um hotel, fomos direcionados à fábrica da CORBON BLINDAGEM, onde nos foi demonstrado a fabricação dos produtos e exposição dos mesmos, e realizado uma demonstração da balística do produto em um teste no stand de tiros, teste este feito por um agente da Polícia Civil, ao vivo, com a presença de todos os Presidentes de Sindicato, filmada e disponibilizada em vídeo.
Clique para ver a demonstração.
O SINCOERJ, visualizando a necessidade da Rede no Rio de Janeiro, e após verificação junto à TRACZ DESIGN e à CORBON BLINDAGEM de todos os Certificados exigidos pelo Exército Brasileiro referente aos níveis de blindagem, e se certificar de que a TRACZ DESIGN era uma empresa homologada pela CAIXA com relação ao Padrão Visual, decidiu realizar um trabalho junto ao Lotérico para que o mesmo blindasse a sua loja com garantia e segurança.
Senhores, a título de esclarecimentos, são 3 os documentos exigidos pelo Exército Brasileiro para que uma empresa esteja habilitada a fabricar os produtos, os quais relacionamos e explicamos abaixo:
CR – CERTIFICADO DE REGISTRO - Registro obrigatório destinado às pessoas físicas ou jurídicas que exerçam atividades de aquisição, armazenamento, utilização, comercialização, manuseio, importação, exportação e transporte de Produtos Controlados.
O certificado que competia à TRACZ DESIGN era este, que nos foi apresentado, aos lotéricos e à CAIXA, sendo válido até 05/04/2015, conforme anexo.
CR - Certificado de Registro da TRACZ DESIGN
TR - TÍTULO DE REGISTRO - Além das atividades licenciadas para o CR, esta certificação é destinada às empresas que FABRICAM Produtos Controlados pelo Exército Brasileiro.
O certificado que competia à CORBON BLINDAGENS era este, com validade até 30/09/2017 e que nos foi apresentado à época.
TR - Título de Registro da Corbon Blindagem
A TRACZ DESIGN comprou os produtos da CORBON BLIDAGENS até meados de 2013 e, vale ressaltar que na reportagem, o JORNAL TRIBUNA DE CURITIBA, afirma que a CORBON BLINDAGEM era única empresa do Paraná autorizada a fabricar e comercializar materiais blindados para lotéricas, e ressaltamos que os proprietários da CORBON BLINDAGEM eram sócios também da empresa TRACZ DESIGN.
No do ano de 2013, a sociedade entre a TRACZ DESIGN e a CORBUN BLINDAGEM foi desfeita.
A TRACZ DESIGN então fez parceria coma empresa BLINDAÇO BLINDAGEM ARQUITETÔNICA, localizada em São Paulo, conforme comunicado no site desta em 03/06/2013:
Veja o vídeo e o comunicado.
RETEX- RELATÓRIO TÉCNICO EXPERIMENTAL- Produtos Controlados fabricados no Brasil sujeitos ao controle e à fiscalização devem ser submetidos aos testes de certificação de material do Exército Brasileiro. A aprovação do Relatório Técnico Experimental – RETEX é requisito prévio e indispensável para a fabricação de Produtos Controlados.
O RETEX, faz parte das empresas que fabricam os produtos de blindagens, que colocamos a seguir como exemplo:
RETEX da CORBON BLINDAGEM
Prezados Lotéricos, com base nas informações acima o SINCOERJ iniciou um trabalho indicando a TRACZ DESIGN.
Como a sede da empresa era em Curitiba e a demanda do nosso Estado estava muito grande, a TRACZ DESIGN não teria capacidade de atender a todos os nossos filiados.
Sendo assim, SINCOERJ se prontificou através de um funcionário do Sindicato, devidamente treinado pela TRACZ DESIGN, a fazer o trabalho de medições e projetos, facilitando assim o processo de segurança para o nosso Filiado.
Esta NOTA DE ESCLARECIMENTO se dá para demonstrar e informar ao Lotérico que adquiriu os produtos destas empresas até abril de 2015, que as mesmas tinham todos os registros que são exigidos pelo Exército Brasileiro e, portanto, a certeza que temos é que na época destas operações, a empresa TRACZ DESIGN tinha a homologação de Padronização da CAIXA, o que atestava a qualidade do produto, tinha o CERTIFICADO DE REGISTRO emitido pelo Exército, assim como suas empresas fornecedoras e parceiras tinham o TÍTULO DE REGISTRO e o RETEX para fabricação dos produtos atestados pelo Exército Brasileiro.
Senhores seguem alguns vídeos de assaltos a loterias e teste de balística do produto vendido pela TRACZ DESIGN.
Tentativa de assalto em Araucária, no Paraná
Teste de balística no modulário
Novo modelo ambiental de padronização das casas lotéricas
Na certeza que todos os pontos foram esclarecidos, nos colocamos à disposição para que, caso ainda persista alguma dúvida, esclarecer o fato.
A DIRETORIA
Veja outras publicações